Os números impressionam: já são mais de 673 milhões de usuários cadastrados no LinkedIn – 41 milhões deles só no Brasil. Com profissionais de várias áreas de atuação, essa rede social proporciona uma grande oportunidade também para os empreendedores que, aos poucos, estão descobrindo a força que um bom networking pode dar ao seu negócio.
Para se destacar no LinkedIn, é preciso muito mais do que apenas colocar uma foto bem produzida ou preencher o perfil com o máximo de informações do currículo. A chave de ouro para chamar a atenção é o relacionamento. E é justamente nesse ponto que muitos empreendedores brasileiros pecam, pois esquecem que por trás de cada perfil há uma pessoa real, com desejos, anseios e necessidades. Ou seja, um cliente em potencial.
Com a expansão do mercado digital, é natural que o consumidor mude seus hábitos de compra e a forma de procurar serviços. E por ser um ambiente mais profissional, o LinkedIn acaba sendo também uma das fontes na busca de referências. E claro, há diversas formas para um empreendedor deixar o perfil mais atraente para os antigos e novos clientes.
Confira abaixo dicas essenciais de marketing pessoal e relacionamento no LinkedIn:
1. Conecte-se e interaja com seus novos contatos
Criar uma rede diversificada pode ser interessante, mas se aproximar de seus contatos é o diferencial. Responda, comente, tire as dúvidas, dê retorno. Demonstre interesse pelas pessoas, da mesma forma que você quer que elas se interessem pelo seu produto.
2. Apresente-se ao mundo e mostre suas intenções
O LinkedIn não é lugar para timidez. A palavra de ordem é relevância. E como se tornar relevante num ambiente com mais de 670 milhões de usuários? Com clareza e objetividade. Deixe claro em seu perfil quais serviços são prestados pela sua empresa, ou por você mesmo, ainda que de forma autônoma. Missão e visão não devem ser apenas valores pessoais e emocionais. Devem estar registrados em sua página com destaque.
3. Compartilhe o sucesso do seu trabalho
As pessoas simplesmente se identificam com cases e histórias de êxito. Seu produto ou serviço fez a diferença na vida de algum cliente? Você conseguiu um destaque na mídia com sua atuação? Divulgue isso imediatamente. Faça com que as notícias boas também cheguem à sua rede de contatos. Não fique atento apenas às reclamações. Faça o seu próprio marketing positivo, conte as novidades para os outros profissionais e aproxime-os para a comemoração. O sucesso também é algo a ser compartilhado.
Sucesso a todos.
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