5 dicas práticas para o sucesso da sua marca nas mídias sociais

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Um antigo comercial de TV dizia que “não basta ser pai, tem que participar”. Quando falamos de redes sociais, as coisas funcionam, praticamente, da mesma forma. Não basta criar uma fanpage ou conta no Twitter: uma presença ativa nestes ambientes é fundamental. E, claro, com um conteúdo relevante e que converse com o público da sua marca.

Parece simples e descomplicado, certo? E pode ser. A palavra de ordem, nesse caso, é gerenciamento. As empresas que, genuinamente, estão preocupadas com a imagem que estão passando para seus fãs e seguidores devem criar processos que auxiliem na organização de toda a comunicação que será realizada no mundo digital. A seguir, listo cinco passos principais para criar essa rotina:

1) Planejar o conteúdo
As notícias e novidades postadas pelas empresas que você segue nas redes sociais não estão ali por acaso. Ao menos, não deveriam estar. Assim como redações de jornais e revistas realizam as famosas ‘reuniões de pauta’, para discutir os temas a serem abordados pelos repórteres, um verdadeiro trabalho de mídias sociais começa com o planejamento do conteúdo. “Qual a missão e visão da minha empresa e de que forma utilizarei isso na divulgação da marca? Que tipo de conteúdo será produzido para apresentar meu produto e também tirar as dúvidas dos consumidores?”. O brainstorm é uma atividade obrigatória, antes do início de qualquer campanha, e deve envolver todos os responsáveis pela comunicação da empresa, como as equipes de Marketing, Publicidade e afins.

2) Realizar um monitoramento constante
Para auxiliar no planejamento do conteúdo, um bom trabalho de monitoramento é essencial. E o que deve ser monitorado? Desde palavras-chave no Google ou nas redes sociais (trending topics, por exemplo), como também usuários específicos, embaixadores de marca, blogs temáticos (que tenham algum envolvimento com sua marca, claro). Muitas crises podem ser evitadas e diversas ideias podem surgir, se esta atividade for desenvolvida com a devida atenção. O monitoramento ajuda a entender qual o comportamento do público e o que pode despertar o interesse das pessoas, neste exato momento.

3) Criar posts que busquem o engajamento
Se tem uma coisa que os usuários reclamam é que muitas marcas encaram a rede social apenas como uma extensão do site. Ou seja: muitos posts são colocados ali apenas para promover um produto, por exemplo, sem se preocupar com a linguagem típica da internet ou da mídia na qual esta informação está sendo postada. Portanto, faz parte do negócio pensar em formatos que chamem a atenção do público, para que o mesmo participe do conteúdo. É necessário criar uma chamada para ação, o “Call to Action” (CTA). Se você quer que alguém comente ou compartilhe algo, deixe isto explícito na imagem ou no texto. Esse tipo de atuação aproxima o fã da marca, pois ele acaba se sentindo parte do negócio.

4) Trabalhar o relacionamento com os fãs
Agora que sua empresa já criou o engajamento com os seguidores, é hora de relacionar-se com eles. Você responde o que os clientes perguntam na sua página? Ou mesmo continua a conversa num debate, em determinado post? E o atendimento nas redes sociais, como anda por aí? Uma vez exposta, sua marca poderá receber elogios e críticas. E faz parte do relacionamento se envolver com todos estes comentários. O importante é não deixar um fã sem resposta. Lembre-se que, por trás daquelas palavras, há pessoas, com expectativas, desejos, interesses. Portanto, humanizar a marca, para desenvolver essa proximidade, é o caminho mais indicado.

5) Analisar as métricas e aprender com os resultados
De que adiantaria seguir esses passos, se, depois, não fosse possível medir o resultado de tudo isso? Há inúmeras ferramentas, pagas ou gratuitas, que trazem diversas métricas de todas as redes sociais para você entender se a estratégia adotada pela sua empresa está surtindo, de verdade, algum efeito junto ao público-alvo. Traduzindo esse mar de dados que as ferramentas apresentam, é possível descobrir se determinada ação foi realmente um sucesso ou o que evitar numa próxima campanha. E aí o ciclo começa novamente: com um feedback em mãos, é hora de planejar os novos conteúdos, objetivando alcançar mais sucesso ainda na atuação da sua marca nas redes sociais.

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